quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A LENGUAGEM SIMBOLICA DA LITURGIA

Liturgia, percepção do misterio
Deus é todo mistério, um mistério que não é evidente, que não poder ser captado totalmente por nossa razão ou mesmo pelos nossos sentimentos e por isso não poder ser definido perfeitamente pela nossa linguagem.
A linguagem que usamos para falar do mistério e dialogar com ele na liturgia, ainda que imperfeita ou inadecuada, é a linguagem simbólica. SOMENTE POR MEIO DE SÍMBOLOS NÓS PERCEBEREMOS A REALIDADE TRASCENDENTE ( que vai muito além da nossa realidade)."O único que possui a inmortalidade, que habita uma luz inacessível, que nemhum homem viu, nem oder ver" (cf. 1Tm 6,16). Deus é sempre maior, sempre incompreendido, absolutamente transcendente a toda criação , mas, por outro lado, está presente nela, está presente no mundo,, de modo que se pode experimentar a sua presença.
Nós temos acesso a esse mistério por meio de Jesus Cristo, sacramento do Pai, sinal sensível e eficaz do trascendente. Repetindo os seus gestos e as suas palavras no celebração da ceia, tornamos presente o grande mistério da nossa fé, a vida,, paixão, morte e ressurreição de Jesus. O mistério pascal não é só mistério de Cristo, mas mistério de toda a Trindade, que se faz experimentar na liturgia. A celebração eucarística é o mistério de nossa fé expresso numa linguagem simbólica e ritual.

O símbolo não se explica ele é a epifania (del griego: επιφάνεια que significa: "manifestação; um fenômeno milagroso") de uma experiência profunda, diante da qual só resta calar.( Cf. Mc 1,10 )
A manifestação de Deus se chama Teofania.(Teofania da Sarça ardente: Ex 3,2-6)
Desta forma, toda vez que fazemos o uso dos símbolos na liturgia- e toda a liturgia é simbólica-, dizemos que fazemos o uso da linguagem simbólico. E quanto organizamos essa linguagem para melhor celebrar, temos um ritual ou rito. Ambos tem a capacidade de expressar a experiencia de fé e ajudar a comunicação e a interiorização daquilo em que acreditamos e que confessamos nas nossas celebrações.
A liturgia busca tocar os nossos sentidos, nossa corporeidade. Ela quer nos fazer experimentar o mistério e nos faz comprometidos com ele. Aproveitando-se de objetos, gestos, sons,cores, luzes e sombras, gostos, cheiros, a ação litúrgica torna presente, muito além da nossa razão, o propio Jesus Cristo, e com ele a Pai e o Espíritu Santo.
Na celebração litúrgica da missa, aliás, nós fazemos memória de Jesus, seguindo justamente o rito que ele mesmo nos ensinou.
Nao precisamos nem devemos multiplicar as palavras ou tentar explicar os símbolos que usamos em nossas celebrações. Eles devem falar por si, senão não são símbolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário